BACK TO COOL 3 COLUMN

sábado, 24 de agosto de 2013

Hoje....Favas à Alentejana

Olá, alguém é servido com umas favas à Alentejana?

Hoje Sábado é dia de uma refeição mais elaborada. Então para o almoço lá me decidi com umas favinhas à moda da minha terra.
O passo a passo como costumo fazer mas já altero um pouco, além da maneira que aprendi com a minha mãe para ficar um pouco mais saudável visto ser um comer mais calórico e a saúde claro não perdoa não é mesmo. :)

Aqui o tradicional chouriço a fritar, num pouco de banha, falta o chouriço preto, que não tinha e o toucinho que não costumo colocar. A razão...... Calorias a mais :)



Ao mesmo tempo já tenho as favas a saltear com os ingredientes, "o normal na minha terra é: depois do chouriço frito, retirar um pouco da gordura para saltear as favas", eu não o faço pela mesma razão acima descrita. Coloco só simplesmente azeite, sal, colorau, louro e o tradicional molho de cheiros com coentros, salsa, cebolinho e hortelã, saltear por um bocado.


 Já tenho a água a ferver para depois juntar nas favas para a cozedura.


Aqui a carne a fritar que também seria com parte da outra gordura, mas eu não o faço "mesmo assim já é um prato muito pesado". Frito normalmente só com o óleo e a carne é só o entrecosto sem gordura e costumo colocar frango porque a minha filha não gosta de entrecosto. Hoje coloquei bifes de peru cortados aos bocados.



Aqui está as favas e a carne, há quem misture a carne nas favas eu prefiro deixar à parte por todas as razões possíveis, mas principalmente porque é um prato que sobra sempre um bocado e assim tem mais aproveitamento não concordam?



A refeição pronta na mesa, onde não pode faltar o pão Alentejano claro e um jarro de tinto para o marido. Não costumo beber, mas hoje bebo um copinho porque o almoço merece. :)



Este é o da filhota, como não gosta de favas fiz um pouco de arroz e lá está o bife de peru e o chouriço que ela adora. 
Não, aquilo no copo não é vinho tinto, é Ice Tea porque ela ainda não pode beber :) 



Com tudo isto, alguém ficou com água na boca?
Só vos digo que hoje estavam mesmo boas.  Hoje até ficaram com o caldo grossinho como eu gosto, mas nem sempre ficam e nunca consegui perceber o porquê, porque faço sempre da mesma maneira., e umas vezes ficam, outras não acho que devo juntar mais água, mas por norma é sempre o habitual.
 
                                                                          Até breve!!!

Sem comentários: